Total de visualizações de página

sábado, 18 de fevereiro de 2012

MODIFICAÇÕES NO PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO

Sr(as) Coordenadores e Técnicos da Vigilância epidemiológica que trabalham com Dengue, gostaria de chamar atenção de todos quanto as MUDANÇAS NO PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO PACIENTE COM DENGUE, vindo descrita no no vo manual - 2011, já com a tutela do ministro Padilha.

As principais mudança são:

- O novo manual aborda mais detalhadamene situações especiais como DENGUE E GRAVIDEZ, DENGUE EM CARDIOPATAS, E ESCLARECIMENTOS SOBRE HOMEOPATIA EM DENGUE.

- MUDANÇAS NA CLASSIFICAÇÃO; Crianças, hipertensos, diabéticos e todos os pertencentes ao grupo especial antes eram classificados como GRUPO A. Agora passaram a serem classficados como GRUPO B, mesmo não apresentando sinais de sangramento ou alterções na prova do Laço.

- MUDANÇAS NO MANEJO CLÍNICO: O GRUPO B antes tinha duas condutas quanto a hidratação. Uma conduta para as pessoas que tinahm aumento do hematócrito até 10% do valor Basal e outra conduta pra quem tinha auemento do hematócrito acima de 10%. NA NOVA VERSÃO, O MANEJO CLÍNICO DE TODOS QUE ESTIVEREM COM AUMENTO DO HEMATÓCRITO É IGUAL, ficou as mesmas rotinas adotadas para os que estavam com aumento superior a 10%. (80 ml/Kg/Dia, dividido em três etapas, com duração de 4, 8 e 12 respecitivamente.
OS CASO DO GRUPO C, Que também eram hidrtadratados anteriormente com a mesma fórmula do grupo B, considerando só alguns cuidados a mais; Passaram a ter uma hidratação mais robusta, sendo agora a hidrtação a ser realizada em 3 fases com 2, 6 e 8 horas respectivamente, com volume de 20ml/kg/h em 2 horas e após avaliação clínca e laboratorial. 25 ml/kg em 6 horas e depois em 8 horas. (para criança tem outra fórmula).

Essas são as principais mudanças, sugiro que todos baixem o manual do site do saude.gov e leiam atentamente. Seguindo essas diretrizes podemos evitar o óbito.
SEMPRE É BOM LEMBRA QUE:

- O EXAME ESPECÍFICO PRA SABER SÓ É COLETADO APÓS O QUINTO DIA DA DOENÇA, POR ISSO O "EXAME PRA SABER SE É DENGUE' NÃO SERVE PARA O MANEJO CLÍNICO DA DOENÇA, POIS QUANDO O RESULTADO SAIU GERALMENTE JÁ HOUVE O DESFECHO CLÍNICO.
- TODO, MAS TODOS, PACIENTES COM SUSPEITA DE DENGUE, DEVEM SER SUBMETIDOS A PROVA DO LAÇO (A MENOS QUE ESTEJAM SANGRANDO) E ORIENTADOS SOBRE OS SINAIS DE ALARME DA DENGUE, PARA VOLTAR DE IMEDIATO CASO APAREÇAM ESSES SINAIS.
- O HEMOGRAMA É INDISPENSÁVEL PARA CRIANÇAS, IDOSOS, HIPERTENSOS, DIABÉTICOS, GESTANTES OU PESSOAS COM CO-MORBIDADES.
- A INGESTÃO DE LÍQUIDO DEVE INICIAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. (22 COPOS DE LÍQUIDO POR DIA PRA UM ADULTO MEDIANO)
- E SEMPRE, SEMPRE, NOTIFICAR.

Maiores informações e esclarecimentos: correia.damasceno@bol.com.br

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, sou de belém (PA) e você sabe muito mais que todos os médicos que fui da unimed belém. fui em cinco médicos na unidade de emergencia da batista campos e nenhum se importou com a minha dengue, não me atenderam nem por dois minutos, e um dos médicos ainda fazia palavra cruzadas enquanto finia que me atendia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz que as pessoas estejam sendo beneficiadas com as informações aqui descritas.

      Excluir
  2. Osvaldo, meu querido companheiro de Saúde Pública, sou Diretor de Vigilância em Saúde em uma das 22 Regionais de Saúde do Estado do Paraná, mais precisamente da 12ª localizada em Umuarama, um dos 399 Municipios do Estado, fico muito feliz em ver pessoas como você relatando, explicando e disseminando a informação, é importante é justo e cabe a nós profissionais, a partir de hoje sigo seu blog, e vou adiciona-lo aos meus "recomendo" ! Um abraço.

    ResponderExcluir